4 de ago. de 2010

Pink Floyd - The Dark Side of the Moon 1973


País:Inglaterra
Estilo:Rock Progressivo
Formação:David Gilmour(vocal e guitarra),Roger Waters(vocal e baixo),Richard Wright(vocal e teclado),Nick Mason(bateria)
 
Eita ae vamos nós....Como eu poderia resenhar uma obra desta magnitude em um texto tão pequeno? É complicadíssimo, mas vou tentar. O Dark Side é um álbum conceitual do Floyd que fala sobre os males provenientes das pressões da sociedade, como a loucura, as guerras, consumismo e por ae vai, é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos, somente atrás do Thriller do Michael Jackson e do Back in Black do ACDC.

O Álbum inicia com a Speak to Me que retrata a alienação de um modo bem eloquente, onde uma pessoa afirma que "sempre esteve louca", as vozes se sobrepõem combinando com alguns efeitos sonoros e termina em um grito que da abertura pra Breathe, nesta musica percebe-se uma dura crítica do Roger Waters ao Capitalismo onde em uma passagem da musica David Gilmour canta: "
run, rabbit run, dig that hole, forget the sun, and when at last the work is done don't sit down it's time to dig another one/corra, coelho corra, cave um buraco, esqueça o sol e quando afinal o trabalho estiver feito, não se sente, é hora de cavar mais um", Breathe ainda possui uma melodia maravilhosa, feelings magníficos de Gilmour que juntamente com o baixo marcado do Waters criam a atmosfera da musica, tudo isso em pouco mais de 2 minutos.

A próxima é On the Run fazendo alusão a vida corrida das grandes cidades onde o tempo é dinheiro. E são três minutos de efeitos sonoros, que vai de alguém correndo, a um avião decolando.

Em seguida Time, que fala sobre (me desculpem a redundância) o "Tempo", varias frases na musica aludem ao modo de vida rotineiro das nossas sociedades, com uma letra fortissima aliada ao som da banda, surgiu um hino, dona de uma aura agressiva e ao mesmo tempo melancólica, Time inicia com toques simultâneos de despertadores e em seguida um som de cuco e uma coisa semelhante a pulsação do coração entram destaque junto com os riffs pesados e distorcidos do Gilmour e uma aparição tímida do teclado do Richard, logo depois entra a agressividade dos primeiros versos da musica cantados pelo Gilmour e os versos melancólicos cantados pelo Richard acompanhado por vocais femininos no backing vocal...o solo....sinceramente não tenho palavras pra descrever ele, escutem e apreciem.

The Great Gig in the Sky expressa de forma perfeita as lamentações pós morte e ela começa com outra frase de efeito:
"And I am not frightened of dying, any time will do, I don't mind, why should I be frightened dying? There's no reason for it, you've gotta go sometime/E eu não estou com medo de morrer, a qualquer hora pode acontecer, eu não me importo, porque estaria com medo de morrer? Não há razão para isso, você tem que ir algum dia.". Com uma bonita introdução no teclado as frases de despedida dão espaço aos gritos de "desespero" que alcançam notas vocais altíssimas.

Money entra em cena na sequência fazendo uma critica pesada ao Capitalismo e obsessão pelo dinheiro "...
get a good job with more pay and you're okay/arrume um bom emprego com um salário melhor você fica ok..."(...)"...share it fairly but don't take a slice of my pie/divida-o de modo justo mas não pegue um pedaço da minha torta...". Destaque pra o solo de saxofone e claro para outra obra-prima do David Gilmour, além da inesquecivel intro de baixo com efeitos sonoros de caixas registradoras.

Us and Them
com um clima bem emocionante/triste narra conflitos bélicos :"...

Us, and them and after all we're only ordinary men, me, and you/Nós e eles, e afinal somos todos homens comuns, eu e você...".Us and Them, é outra bela musica do Pink Floyd.

Any Colour You Like é um instrumental que antecede Brain Damage."
The lunatic is in my head/O lunático está em minha cabeça", essa frase resume muito bem do que se trata essa musica, a isanidade. Com uma atmosfera "viajante" e cheia de feelings de David Gilmour, mantendo este ritmo ela da entrada para Eclipe.

Quando Eclipse começa a tocar você vai sentindo aquela sensação, "estamos chegando ao fim?", mas por incrível que pareça, eles conseguiram passar toda a idéia do álbum em apenas dois minutos de musica.

Tudo que amamos, odiamos, sentimos, tocamos, negociamos, compramos, criamos, destruimos, enfim, tudo que nós fizemos ou ainda iremos fazer, estar alinhado debaixo do mesmo sol. E na verdade a Lua não tem lado escuro, ela é toda escura.

The Dark Side of the Moon é sem duvida alguma, um dos maiores álbuns de todos os tempos.

Link para Download : http://www.4shared.com/

2 comentários:

  1. nada melhor do que chegar cansado em casa e botar um pink floyd e relaxar com seus sons que fazem o cara viajar...
    gosto desse album um dos meus preferidos!
    \o

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem! Estou ouvindo Pink Floyd (Pulse) e, devorando o teu post cheguei a me arrepiar em algumas passagens. Nos presenteie mais com suas postagens, teu blog é do caralho!

    ResponderExcluir